quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Baha'i Lotus Temple, na Índia em Nova Deli

A Casa de Adoração Bahá'í em Nova Deli, Índia, popularmente conhecida como o Templo de Lótus, devido à sua forma de flor, é uma Casa de Adoração Bahá'í, e também uma atração de destaque. Foi concluída em 1986 e é o projeto do arquiteto Fariburz Sahba, serve como o Templo Mãe do subcontinente indiano.

O Partido Arquitetônico do templo foi baseado na Flor de Lotus, uma espécie de flor bem comum na Índia, encontrada em vários lugares do país, também considerado um antigo símbolo religioso, símbolo de  pureza. Tem o significado de evolução de todas as coisas criadas.
O Templo de Lotus é rodeado por 9 piscinas, tem um auditório com capacidade de 1200 pessoas. Uma obra feita em concreto armado, onde facilita a transferência dos esforços para a terra. Composto por abóbodas e arcos, eliminando as vigas. As abóbodas se auto sustentam, descarrega os esforços em 9 arcos.






Baseado na estética da flor, há proporções áureas, com simetrias. Após a finalização, é fácil de perceber a harmonia na obra.


Com a análise do Templo de Lotus, foi fácil de visualizar os padrões da natureza, as proporções, a simetria. Mas não é só no Templo de Lotus que existem os padrões da natureza, a natureza está presente na arquitetura e urbanismo de muitos povos.


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails